A Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) divulgou, nessa quarta-feira (15), que o número de óbitos por dengue subiu para quatro no Estado. Apesar disso, no entanto, o governo identificou uma redução de 89,9%na entrada de novos casos da doença nas últimas cinco semanas.
A morte registrada foi de um homem, de 79 anos, residente de Moreno, na Região Metropolitana do Recife (RMR). O óbito ocorreu no dia 5 de abril e o paciente tinha outras comorbidades.
Queda no número de casos
Para a secretária de saúde do Estado, Zilda Cavalcanti, essa realidade já apresenta uma tendência de queda dos casos daqui para a frente. "Esse cenário também se deve às medidas prévias que tomamos com o plano de contingência lançado em novembro, formação do manejo clínico para dengue e dia D de arboviroses nas escolas onde foram alcançadas mais de um milhão de pessoas com ações educativas, além das ações de parceria próxima com os municípios no combate ao mosquito e a estruturação capilarizada da vigilância e da assistência à saúde", explicou.
A alta dos casos ocorreu na semana epidemiológica 11, quando mais de 3.000 casos prováveis, que é a soma de casos confirmados e aqueles em investigação, foram registrados em relação a semana 10. Nesta semana (SE 19), foram registrados 268 novos casos prováveis se comparado à semana anterior.