Mais um hospital público denunciado no estado de Pernambuco. Dessa vez as reclamações da população são contra o Hospital Otávio de Freitas, no bairro do Sancho, na Zona Oeste do Recife.
Pacientes deitados em macas desproporcionais e outras até em cima de papelões no chão. Um cenário de guerra que mais parece um campo de concentração. Aos acompanhantes, resta-lhes apenas a certeza de que ficarão em pé porque nem cadeiras tem para acomodação.
Diverso pacientes denunciam que estão esperando por cirurgias à dias sem uma previsão. Por outro lado, o calor insuportável soma-se a todo o caos. Pessoas que trouxeram ventilador de cãs, são proibidos de utilizar o mesmo dentro da unidade de saúde.
Até relatos de furtos de celular são noticiados entre os que estão à espera de atendimento.
A responsabilidade pelo Hospital Otávio de Freitas é da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Essa unidade de saúde é considerada referência em doenças respiratórias, traumatologia, ortopedia, clínica geral e outras especialidades.
Por meio de nota, o governo de Pernambuco afirma que o Otávio de Freitas está com a escala de profissionais completa e a oferta de matérias e medicamentos é compatível com o número de pessoas que buscam atendimento. Diz ainda que está em contato com a central de regulação de leitos do estado na tentativa de "dar rotatividade aos leitos de forma mais rápida".
Sobre a reclamação do mau-cheiro, a direção disse que, no ano passado, foi feito o serviço de tratamento de esgotamento sanitário no hospital e que as equipes de manutenção fazem vistorias preventivas e reparos.
Horrível vocês deveriam reportar mais vezes o caoas que o povo vive na pele.