Na manhã de segunda-feira (24), o Governo do Estado entregou à Universidade de Pernambuco (UPE) a nova sede da Faculdade de Odontologia de Pernambuco (FOP).
Localizada na avenida Norte Miguel Arraes de Alencar, nº 80, no bairro de Santo Amaro, no Centro do Recife, a unidade tem quatro andares e conta com 8.700 m2 de área construída, com salas de aula, laboratórios de clínica escola e pesquisa de odontologia e Terapia Ocupacional, além de auditório, estacionamento e 9.000 m2 de área externa.
A gestora, que realizou a entrega acompanhada da vice-governadora, Priscila Krause, ressaltou, ainda, a importância de dedicar um percentual do espaço da nova sede da FOP para o curso de Terapia Ocupacional: "É muito importante ter dedicado parte do espaço, decisão da Universidade de Pernambuco, para o curso de terapia ocupacional. Poder ter aulas práticas e trabalhar com a formação dos nossos alunos para um atendimento que é tão caro hoje à população, de cuidados com as pessoas idosas, com neurodivergência, pessoas no espectro autista, tudo isso para que a gente tenha profissionais habilitados para cuidar dessa população".
A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Mauricelia Vidal Montenegro, explicou que a Faculdade funcionava em Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, e, desde 2019, com a condenação do prédio, estava desalojada, funcionando em três lugares distintos.
"Era um pleito da comunidade acadêmica que finalmente a FOP tivesse a sua sede. O curso de odontologia é um curso que tem grande importância para a comunidade pois tem uma função social, realizando o atendimento à comunidade. Aqui vamos conseguir atender três mil pessoas por mês com os serviços gratuitos de odontologia, além de atender os 500 alunos da graduação, os 300 alunos após graduação", detalhou a secretária.
A reitora da UPE, a professora Socorro Cavalcanti, reforçou a importância das novas instalações na contribuição para o aprendizado dos alunos:"Hoje estamos recebendo um novo espaço, com instalações adequadas e modernas que permitirão que os estudantes desenvolvam suas atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação nos novos laboratórios e clínicas aqui instalados. Com certeza, esses novos ambientes favorecerão o aprendizado desses alunos".