NO AR

Super Manhã Maranata

Com Ibineias Junior

Política

Pernambuco assina contrato para 2 mil câmeras de videomonitoramento com Inteligência Artificial

Publicada em 18/02/25 às 05:49h - 79 visualizações

por Rádio Maranata FM


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Foto: Ed Machado/Governo de Pernambuco)
O Governo do Estado de Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (17), um investimento de R$ 122,9 milhões na compra de 2 mil câmeras de videomonitoramento, que serão instaladas em toda a Região Metropolitana do Recife (RMR) e em cidades de médio-grande porte do Estado, como Caruaru, no Agreste, e Petrolina, no Sertão. Instalações devem começar em até 30 dias
Na reunião de monitoramento do Juntos pela Segurança, a governadora Raquel Lyra assinou o contrato para a implantação do novo sistema de videomonitoramento orçado em R$ 122,9 milhões. 

O projeto prevê a instalação de 2 mil câmeras digitais em todos os municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR), além de cidades do Agreste e Sertão, incluindo Caruaru, Garanhuns, Santa Cruz do Capibaribe, Petrolina, Araripina e Cabrobó.

Segundo o planejamento do governo estadual, os primeiros equipamentos devem ser instalados em até 30 dias.O contrato, firmado com a empresa Teltex Tecnologia, foi assinado no prédio da Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional.

Os novos equipamentos integram tecnologia de Inteligência Artificial (IA) e reconhecimento de placas de veículos aos centros de gerenciamento. O acordo tem duração de cinco anos, e a instalação seguirá um cronograma em etapas. O primeiro lote prevê 200 pontos de captura de imagens (PCI), totalizando 360 câmeras. O pleno funcionamento de todo o sistema está previsto para agosto de 2025.

O novo sistema substituirá os antigos equipamentos analógicos, que estavam sem cobertura contratual desde 2020 e foram desativados em 2023, segundo informou o governo. Conforme a Secretaria de Defesa Social (SDS), durante o período sem câmeras ativas, as forças policiais atuaram com drones e operações integradas. A licitação foi conduzida por uma força-tarefa composta pela SDS, Secretaria de Administração (SAD), Agência de Tecnologia e Informação (ATI) e Procuradoria Geral do Estado (PGE).

Segundo a secretária de Administração, Ana Maraíza, “o processo seguiu todas as etapas necessárias para garantir transparência e segurança jurídica, resultando na contratação de uma solução tecnológica moderna e eficiente”.

Para garantir a integração entre os Poderes na defesa da segurança, também estavam presentes na reunião da semana representantes do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). O corregedor-geral de Justiça do TJPE, Francisco Bandeira, destacou que a instalação das câmeras é mais um passo para o fortalecimento das ações de segurança no Estado.

“Essa iniciativa, essas câmaras, ampliarão muito, e organizarão também, a capacidade de reação e a velocidade da presença militar”, disse. Para o procurador-geral de Justiça do MPPE, José Paulo Xavier, “as reuniões são importantes para conversar, debater onde estão os problemas dentro de cada instituição para que, de forma conjunta, diminuir o tempo de tramitação para a apuração do fato criminoso”, comentou.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








LIGUE E PARTICIPE

(81) 98767-1039

Copyright (c) 2025 - Rádio Maranata FM
Converse conosco pelo Whatsapp!