A Câmara Municipal do Recife publicou um memorando, na sexta-feira (28), solicitando que todos os servidores públicos ocupantes de cargo em comissão, lotados nos gabinetes dos vereadores, apresentem uma lista de certidões à Divisão de Pessoal da casa, incluindo antecedentes criminais.
A medida foi tomada menos de uma semana após um assessor do vereador Felipe Francismar (PSB) morrer baleado durante um "arrastão" para roubar armas de vigilantes em vários bairros do Recife, na segunda (25), em frente à sede do Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs), no bairro da Tamarineira, na Zona Norte do Recife.
A lista de documentos que estão sendo exigidos dos cargos comissionados inclui:
Certidão de antecedentes criminais do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco;
Certidão de antecedentes criminais da Polícia Federal;
Certidão de antecedentes criminais da Secretaria de Defesa Social;
Certidão negativa do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco;
Certidão negativa do Tribunal de Contas da União;
Certidão da Junta Comercial de Pernambuco;
Certidão da Receita Federal;
Certidão de quitação eleitoral;
Qualificação cadastral do eSocial;
O memorando informa ainda que os servidores poderão ter a remuneração bloqueada, caso não apresentem os documentos solicitados até o próximo dia 10 de agosto.
Duas pessoas morreram, na segunda (25), durante uma tentativa de assalto à sede do Dnocs. Segundo a Polícia Civil, dois homens estavam realizando uma espécie de “arrastão” para roubar armas de vigilantes em estabelecimentos localizados entre o Centro e bairros da Zona Norte.
Um dos suspeitos, André Alexandre Xavier dos Santos Júnior, de 25 anos, participou de uma troca de tiros com o segurança Valmir José da Silva, que trabalhava como vigilante no Dnocs. Ambos morreram em decorrência dos ferimentos e um segundo suspeito fugiu do local.
André Alexandre tinha um mandado de prisão em aberto desde janeiro deste ano por homicídio, além de outras passagens pela polícia por assalto a banco e roubo de armas.
Mesmo assim, ele foi nomeado para um cargo em comissão na Câmara Municipal do Recife, no mês de fevereiro de 2023, com salário líquido de R$ 9.980.