Nesta quinta-feira (4), o município do Jaboatão dos Guararapes completa 430 anos e a Prefeitura preparou uma ampla programação para celebrar a data, com atividades que se estenderão até o próximo dia 10, em várias partes da cidade. Às 8h, o prefeito Mano Medeiros participou da abertura das comemorações, com o hasteamento da Bandeira, no Monte dos Guararapes, em solenidade conjunta com o Exército Brasileiro.
Na Praça Nossa Senhora do Rosário, em Jaboatão Centro, foi realizado o mutirão Mais Jaboatão, das 8h às 12h, com a oferta de vários serviços gratuitos para a população, tendo as participações do Governo do Estado e Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Nesse mesmo local, haverá o corte do bolo e será cantado o parabéns para Jaboatão. Outro corte de bolo acontecerá à noite, durante o evento cultural, também em Jaboatão Centro.
"Jaboatão está completando 430 anos, sendo o segundo maior município do Estado e um dos maiores do Brasil. Nada mais justo do que montar uma programação que possa contemplar todos os jaboatonenses. Teremos mutirões de serviços para a população e para pets, contemplaremos o setor cultural, entregaremos obras e ainda lançaremos o Bate-Papo Regional, um espaço de diálogo direto entre secretários e comunidades, para se discutir soluções e prioridades de cada local. Jaboatão vive um novo tempo, um tempo de escuta e de valorização desse povo guerreiro, que tem orgulho de sua cidade. Há muito a ser feito, mas também há avanços a comemorar", disse o prefeito Mano Medeiros.
Como parte das homenagens, a criançada se divertirá nos brinquedos que serão montados em frente à Casa da Cultura, na Praça do Rosário, Jaboatão Centro, a partir das 14h, desta quinta-feira. Personagens infantis e recreadores também participarão desta ação. Outro presente de aniversário será a entrega da Praça Dantas Barreto, conhecida como Praça do Coreto, no totalmente reformada. A solenidade está marcada para as 17h.
A partir das 19h, a praça do Rosário será palco de eventos culturais, com shows e entrega de certificados a 120 artistas jaboatonenses, em reconhecimento ao histórico e contribuição às tradições do município.