1• O Complexo Industrial Portuário de Suape, em Ipojuca (PE), será palco do 1º Encontro Anual da Aliança Brasileira para Descarbonização de Portos (ABDP), nos dias 18 e 19 de novembro. A iniciativa visa debater soluções e estratégias para reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) no setor portuário, responsável por cerca de 3% das emissões globais, conforme dados da Organização Marítima Internacional (IMO).
O diretor-presidente de Suape, Marcio Guiot, destacou os esforços locais para a descarbonização, como o programa Suape Carbono Neutro 2038, que inclui a atração de empreendimentos focados em energias renováveis, a exemplo da futura fábrica de e-metanol da European Energy. “Já utilizamos energia renovável em parte das instalações portuárias e implementamos uma frota de veículos movida a biocombustíveis”, comentou Guiot.
Fundado há 46 anos no Litoral Sul de Pernambuco, Suape é uma referência em desenvolvimento econômico no Nordeste, com 59% de sua área localizada em uma zona de preservação ecológica. O complexo abriga mais de 80 empresas, que juntas geram mais de 20 mil empregos diretos e somam investimentos privados de R$ 74,5 bilhões desde sua inauguração.