NO AR

Crônica da Manhã

Com Ibineias Junior

Comunidade

Fernando de Noronha: homem é multado, detido, demitido e retirado da ilha após pichar rochas

Publicada em 20/02/25 às 06:31h - 74 visualizações

por Rádio Maranata FM


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Divulgação )
Um homem de 30 anos, cuja identidade não foi informada, foi detido e multado após pichar rochas vulcânicas e equipamentos públicos no arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco. Ele ainda foi demitido e retirado da ilha.

O episódio de vandalismo gerou revolta entre moradores e visitantes, e as imagens logo se espalharam nas redes sociais.

O flagrante aconteceu no último domingo (16), na praia do Bode, localizada na Área de Proteção Ambiental do arquipélago, e foi divulgado nesta terça-feira (18) pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) de Fernando de Noronha, responsável pela autuação.

O infrator foi autuado pelo órgão ambiental e recebeu uma multa de R$ 10 mil. A lei 9.605/98, que versa sobre crimes ambientais, prevê a punição para quem causa danos diretos a uma Unidade de Conservação Federal."A Polícia Militar identificou o responsável com base em informações de suas redes sociais", disse o ICMBio Noronha, acrescentando que o homem foi localizado em sua residência temporária, detido e conduzido à delegacia.Na delegacia, o vândalo confessou ter feito as pichações enquanto estava sob efeito de álcool.A polícia registrou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e o ICMBio de Fernando de Noronha acompanhou o desenrolar do caso.

"Fomos acionados pela polícia na tarde do domingo e nos dirigimos à delegacia para a aplicação da multa", informou o Coordenador da Área Temática de Proteção do ICMBio de Fernando de Noronha, Mário Douglas Fortini.

O ICMBio informou ainda que, assim que tomou conhecimento das pichações, acionou a equipe de infraestrutura para que fossem realizados os reparos necessários nos locais afetados.Homem foi demitido e retirado da ilha
O ICMBio também disse que a Administração Distrital de Fernando de Noronha relatou que o homem estava na ilha há pouco tempo. Ele trabalhava na Usina de Tratamento de Resíduos Sólidos (UTRS).

Por causa da pichação, ele foi demitido e retirado da ilha nessa segunda-feira (17).

Outro caso recente
Seis turistas foram multados em Fernando de Noronha por invadir uma área restrita do Mirante Dois Irmãos para tirar fotos, desrespeitando a legislação ambiental e as medidas de segurança do local, em janeiro.

As multas foram aplicadas após investigações baseadas em denúncias da comunidade e envolveram cinco mulheres e um homem.

Durante os episódios, um guia de turismo alertou os visitantes sobre os riscos e a proibição de sair das trilhas, ressaltando que a área é geologicamente instável e que comportamentos como esses prejudicam o turismo na ilha.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








LIGUE E PARTICIPE

(81) 98767-1039

Copyright (c) 2025 - Rádio Maranata FM
Converse conosco pelo Whatsapp!