A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, dá início, nesta quinta-feira (30), ao segundo ciclo (2025-2028) do Embarque Digital, um dos maiores programas de formação em Tecnologia do país.
Nesta quarta-feira (29), ao participar da Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE), o prefeito João Campos anunciou as vagas do programa que já serão lançadas neste ano. "Contem comigo, porque não adianta só falar de educação. Tem que botar no orçamento. Fechando as contas municipais do ano passado, vimos que o Recife vai investir o maior volume da história em educação, pois decidimos ousar. Na campanha, eu prometi que ia fazer duas mil vagas do Embarque Digital, que é o maior programa de ensino superior em tecnologia do Brasil, e não podia ser diferente. Eu não ia vir aqui para não anunciar nada. Então, a partir de amanhã, para quem for do Recife, disponibilizaremos o primeiro lote de vagas abertas em ensino superior, bancadas pela Prefeitura do Recife, para quem quer estudar na área de tecnologia, quem quer trabalhar nas maiores multinacionais do mundo, a partir do Recife, de um programa público", destacou João.
Serão ofertadas duas mil novas vagas neste novo ciclo do programa, que já se consolidou como uma das maiores políticas públicas da atual gestão municipal, tendo como eixo central a promoção da qualificação, oportunidade e empregabilidade de jovens e o fortalecimento do polo de tecnologia do Porto Digital, um dos principais do Brasil. É importante ressaltar que a consolidação do programa, bem como o êxito do primeiro ciclo, fez com que a iniciativa integrasse os compromissos de campanha e o plano de governo do prefeito João Campos para esta nova gestão.
O edital 2025.1 e o link de inscrição estarão disponíveis no site educ.rec.br/embarquedigital a partir das 8h desta quinta-feira. Os candidatos podem se inscrever gratuitamente até o dia 14 de fevereiro. O segundo ciclo do Programa Embarque Digital, realizado em parceria com o Porto Digital, vai oferecer 500 vagas por ano, sendo 250 a cada semestre para os estudantes egressos da Rede Pública de Ensino.
A oferta de formação técnica é para os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas para Internet.