No seu discurso, o presidente do TRE-PE, desembargador Cândido Saraiva, destacou a trajetória de Frei Caneca, pensador e lutador pela causa da liberdade e da democracia, e um dos líderes da Confederação do Equador, movimento libertário ocorrido no Nordeste brasileiro há exatos 200 anos.
Para o desembargador, a medalha, assim como o herói pernambucano que dá nome a ela, representa coragem diante dos desafios e a da defesa intransigente de valores democráticos.
“Nesse contexto, a entrega desta medalha tem um simbolismo ainda mais relevante. É um momento para destacarmos que a democracia não é um valor abstrato, mas um sistema construído diariamente, com trabalho, diálogo e resistência. E se hoje temos uma democracia pujante, foi graças à contribuição e luta de pessoas como Frei Caneca, que há 200 anos se insurgiu contra o arbítrio”, declarou o presidente.
O desembargador ainda destacou a importância dos serviços prestados pelos homenageados à sociedade. “Essa comenda é o símbolo de reconhecimento àqueles que prestam serviços relevantes à sociedade e que contribuem, com suas ações e trajetórias pessoais, para o
fortalecimento da Justiça e da democracia em nosso País”, disse o presidente do TRE-PE, desembargador Cândido Saraiva, na abertura da solenidade.