Após passar 12 horas paralisada por causa do rompimento de cabos da rede elétrica, a Linha Centro do Metrô do Recife voltou a funcionar nesta quarta (21), às 5h. As 19 estações da linha foram reabertas para voltar a receber cerca de 120 mil passageiros por dia.
Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), a paralisação foi causada por uma pane elétrica ocorrida às 11h20 da terça (20), nas estações Joana Bezerra, no Centro do Recife, e Afogados e Ipiranga, na Zona Oeste. Com isso, os trens ficaram sem funcionar.
Imagens mostram as explosões, fumaça e passageiros correndo assustados. Em alguns locais, os passageiros precisaram andar sobre os trilhos para sair dos vagões, que pararam no meio do percurso.
A Linha Centro liga o Centro da capital pernambucana às cidades de Camaragibe e Jaboatão dos Guararapes, ambas na Região Metropolitana do Recife.
Reforço de ônibus
Com o metrô parado, o Grande Recife Consórcio de Transporte reforçou algumas linhas de ônibus para ajudar a volta para a casa dos passageiros na terça: Camaragibe/TIP, Camaragibe/Centro, Jaboatão/Barro e Joana Bezerra/Afogados/Barro.
Problemas recorrentes
Os problemas no Metrô do Recife são constantes, e frequentemente causam transtornos aos passageiros desse meio de transporte. Confira, abaixo, os casos mais recentes:
2 de fevereiro de 2023: A Linha Centro do Metrô do Recife ficou sem funcionar das 5h às 8h após um problema na rede aérea, por onde os trens recebem energia;
7 de dezembro de 2022: As estações da Linha Centro não abriram no começo da manhã porque foi detectado um problema na rede de energia antes do início da operação;
8 de novembro de 2022: Um trem quebrou na Estação Aeroporto e teve que ser esvaziado para manutenção, atrasando a operação da Linha Sul em 20 minutos;
1º de novembro de 2022: Uma pane em dois trens provocou a suspensão de operação e o fechamento da Linha Sul;
24 de setembro de 2022: Um dos vagões de um trem saiu dos trilhos e bateu em um poste, deixando a Linha Sul sem funcionar por 15 horas.