Um idoso morreu durante um incêndio que atingiu a casa dele na manhã desta segunda (19) no bairro de Jardim Jordão, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. A equipe da perícia criminal que foi ao local disse que a suspeita é de que a vítima dormiu enquanto fumava e as cinzas do cigarro iniciaram as chamas.
Elion Felipe dos Santos, de 66 anos, morava sozinho na residência e não resistiu aos ferimentos. O incêndio aconteceu na Rua Nossa Senhora do Desterro, na comunidade do Córrego da Gameleira.
De acordo com testemunhas, o incêndio começou por volta das 4h. À TV Globo, elas contaram que trabalhadores de uma empresa de carro-pipa levaram um caminhão carregado com água para apagar as chamas enquanto os bombeiros não chegavam ao local.
"A vítima também estava com um grau acentuado de carbonização no pé e no braço. Foi uma coisa terrível", disse o perito criminal Severino Arruda.
Ainda de acordo com o perito, a casa ficou totalmente destruída e não foram encontradas tomadas com curto-circuito nem ventiladores com algum problema.
Sobre esse incêndio, o Corpo de Bombeiros informou que:
Quatro viaturas foram enviadas ao local após o acionamento, que foi feito por volta das 5h40;
As chamas foram controladas por volta das 7h15.
Acionou a Defesa Civil e a Polícia Científica.
Os vizinhos do idoso contaram que, quando ouviram os gritos, se desesperaram. Segundo o aposentado José Carlos do Nascimento, um deles conseguiu arrombar a porta da casa da vítima com um pedaço de madeira, mas Elion estava morto quando conseguiram entrar na residência.
Duas outras casas foram atingidas pelo incêndio e tiveram as paredes danificadas por causa da proximidade. Alberto Andrade mora em uma dessas residências e, como tem dificuldade de locomoção, precisou de ajuda para sair do local.