3• Faltam menos de duas semanas para o que já virou uma das datas de maior venda no comércio brasileiro: a Black Friday, que acontecerá em 29 de novembro. Mas a temporada de ofertas com esse nome já começou em muitas lojas.
A edição deste ano tem tudo para superar a campanha sem muitas ofertas em 2023. Foi o segundo pior resultado no Brasil desde 2010. Com crescimento econômico acima do esperado e desemprego em baixa neste ano, o cenário deve ser outro. Consumidores de todo o país deverão gastar R$ 15,8 bilhões na promoção de novembro, segundo projeção do Datafolha.
Levantamento do comparador de preços Buscapé mostrou que o celular foi o produto mais procurado nos 11 primeiros dias de novembro.
As buscas aumentaram 30,64% e o preço médio caiu 0,62% na comparação com o início de outubro.Dos dez itens mais buscados, seis tiveram alta: geladeira, lavadora de roupas, fogão, console de videogame, tênis e tablet.
Com os eletroeletrônicos ocupando a maior parte do ranking de desejos dos consumidores, é natural que haja preocupação com o impacto da alta do dólar nas promoções.
Esses itens são, muitas vezes, importados ou, quando fabricados no Brasil, dependem de insumos vindos do exterior, como o aço.
Durante as compras, a atenção deve ser redobrada para garantir que o que era para ser economia não se transforme em prejuízo para os desprevenidos. Renata Ruback, diretora executiva do Procon Carioca, destaca a importância de se verificar a reputação da loja:
— Uma boa empresa não vai se esconder. Verifique se há canais de atendimento.
Entre os golpes comuns, Fernanda Zucare, especialista em Direito do Consumidor da Zucare Advogados, destaca os “descontos exorbitantes” e os pagamentos via Pix.