O anúncio foi feito pela governadora Raquel Lura (PSDB) na quinta-feira (31) e publicado no Diário Oficial do estado nesta sexta (1º). Segundo a gestão, a medida vai beneficiar os estudantes que possuem o cartão Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) Passe Livre.
Ainda de acordo com o governo, nos dois dias de prova haverá um reforço na frota de ônibus. Estarão disponíveis 919 veículos, operando em 29 linhas da região, o que resultará em 10.284 viagens ao longo do dia.
Além disso, o Metrô do Recife, que está. paralisado aos domingos por causa de obras de manutenção, também vai funcionar nos dias do Enem 2024. O horário de funcionamento será das 5h às 23h.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), em Pernambuco, mais de 237 mil pessoas estão cadastradas para as provas, que acontecem em dois domingos, 3 e 10 de novembro.
Os candidatos também devem prestar atenção às proibições estabelecidas pelo edital para não correr o risco de ser eliminado no dia da prova. Confira o que é proibido nos dias da prova:
🚨 Atenção: O envelope porta-objetos, lacrado e identificado, deve ser mantido debaixo da carteira desde o ingresso na sala de provas até a saída definitiva do local de provas.
Dia 3 de novembro:
🗺️ Ciências Humanas e suas Tecnologias: 45 questões de múltipla escolha de geografia, história, filosofia e sociologia.
📚 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: 40 questões de múltipla escolha de português e literatura e mais 5 de língua estrangeira (inglês ou espanhol).
✍️ Redação dissertativa-argumentativa: texto tem que ser escrito com base em uma situação-problema apresentada.
Dia 10 de novembro:
🔢 Matemática e suas Tecnologias: 45 questões de múltipla escolha.
🧪 Ciências da Natureza e suas Tecnologias: 45 questões de múltipla escolha de biologia, química e física.