Com a missão de levar internet de qualidade para as favelas urbanas, o governo federal anunciou que realizará um investimento de R$ 65 milhões para viabilizar e expandir a conexão em mais de 120 comunidades do País.
Os recursos serão disponibilizados por meio do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) que conta com a gestão do Ministério das Comunicações (MCom).
O montante, aplicado por meio do Programa BNDES Fust, viabilizará a instalação de novas 181 torres de 4G e 5G em 23 estados das cinco regiões do Brasil, incluindo Pernambuco. Consulte as comunidades do estado contempladas no final da matéria.
A maioria dos equipamentos - 145 do total - serão instalados em favelas. Já as torres restantes atenderão outros 28 territórios rurais ou urbanos.
De acordo com o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, o processo continuará sendo realizado nas áreas mais remotas até os grandes centros.
Os novos equipamentos, que serão instalados pela Highline do Brasil II Infraestrutura de Telecomunicações S.A., poderão ser utilizados por múltiplas operadoras e deverão possibilitar a ampliação da cobertura, além de impulsionar a inclusão digital no País.