NO AR

Rádio Maranata FM

eusoufiel.com.br

Brasil

Após falha de sistema anticheia, Porto Alegre usa bombas de SP emprestadas

Publicada em 22/05/24 às 09:30h - 47 visualizações

por Estadão


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Reprodução )

Com o sistema contra enchentes de Porto Alegre em parte colapsado, equipes passaram a instalar bombas emprestadas. A força-tarefa é voltada a recuperar o escoamento em bairros parcialmente submersos pela água, especialmente na zona norte - o que inclui os entornos do Aeroporto Salgado Filho e da Arena do Grêmio. Os trabalhos envolvem agentes locais e de companhias de saneamento, guardas-civis e reforços de outros Estados.

O Lago Guaíba tem reduzido lentamente de nível em meio a oscilações e a um repique no início da semana passada, com prognóstico atual de que siga acima da cota de inundação - na qual está desde o dia 2 - até o início de junho, a depender das chuvas e do vento (há previsão de mais chuva).

Na zona norte, alguns bairros também são afetados pela cheia do Rio Gravataí, enquanto as ilhas e a parte dos bairros ribeirinhos da região sul não têm diques de proteção.

Com problemas nas casas de bombas e comportas, a maior parte do sistema que drenaria a água para fora da área urbana não está funcionando, assim como os diques de proteção dificultam o escoamento. No pico da crise, 4 das 23 casas de bombas estavam operando. Hoje, são 9.

Essa gradual retomada exigiu a troca de equipamentos elétricos e motores, além de intervenções improvisadas para permitir a drenagem das estações de bombeamento inundadas - com o isolamento do entorno com pedregulhos e sacos de areia e cimento A enchente é a maior da história da cidade, com pico de 5,35 metros.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








LIGUE E PARTICIPE

(81) 98767-1039

Copyright (c) 2024 - Rádio Maranata FM
Converse conosco pelo Whatsapp!