Com o término da onda de calor, as chuvas retornam à parte central do País até quarta-feira (22). Segundo Andrea Ramos, meteorologista do Inmet, as chuvas serão em forma de tempestade com pancadas de chuva, trovoadas isoladas, rajadas de vento e possibilidade de queda de granizo.
“Passamos desde o dia 8 com uma onda de calor e isso proporcionou aquecimento na atmosfera e qualquer contato que haja do calor com o frio pode proporcionar essa condição de granizo”, explica.
Segundo a meteorologista, as temperaturas ficam mais amenas, mas, mesmo com o fim da onda de calor, as temperaturas continuam elevadas, principalmente do Centro ao Norte do país.
No início da semana, a chegada de um sistema de alta pressão atmosférica, traz tempo bom e contribui para o aumento das temperaturas.
“No oeste, que envolve o Paraná, Santa Catarina e o oeste do Rio Grande do Sul, tem umas temperaturas variando em torno de 32°C, justamente pela circulação dessa alta que é ela que proporciona essa tendência a um tempo que inibe formação de nuvens de chuvas, mantém o calor e uma umidade relativamente baixa”, expõe Andrea.
Na região Sul do Brasil, um sistema frontal traz chuvas isoladas para o Paraná durante a manhã, enquanto o Rio Grande do Sul e Santa Catarina experimentam tempo bom e temperaturas mais altas devido à circulação de uma alta pressão.
No leste da região Nordeste, abrangendo áreas do Rio Grande do Norte até o sul da Bahia, um anticiclone, o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (Vcan), favorece o tempo aberto com poucas chances de chuva. Particularmente no oeste do Rio Grande do Norte e oeste de Pernambuco, as temperaturas se aproximam dos 40°C, com umidade abaixo de 20%, criando condições críticas.
Ao longo dos próximos dias, no Sudeste, uma frente fria próxima ao Espírito Santo promove chuvas na região. “Já na Região Nordeste é aquele Vcan, mantendo o tempo bem aberto, principalmente nessa faixa leste da região Nordeste”, diz a especialista.