O Metrô do Recife ficou com as linhas Centro e Sul sem funcionar após problemas técnicos na rede aérea que alimenta a energia dos trens. Nesta quarta (29), com as 29 estações do sistema metroviário fechadas a partir das 5h, os passageiros enfrentaram transtornos, pois os terminais de ônibus ficaram lotados, com longas filas, apesar de algumas linhas terem sido reforçadas
Em algumas estações, havia um cartaz com o aviso: "Atenção! Por motivos técnicos, estamos parados". Em nota, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou que o problema aconteceu por volta das 22h30 da terça (28), numa área que fica a oeste da Estação Ipiranga, da Linha Centro.
Por volta das 7h30, foram abertas as estações da Linha Sul, com os trens voltando a circular. "Equipes da manutenção continuam atuando na Linha Centro, que permanece fechada, ainda sem previsão de funcionamento", declarou a CBTU.
Com 71 quilômetros de extensão, o Metrô do Recife transporta mais de 400 mil pessoas diariamente. A Linha Sul passa por estações na capital e em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana. A Centro, que é subdividida nos ramais Camaragibe e Jaboatão, circula por Recife, Jaboatão e Camaragibe.
Segundo a CBTU, essas duas linhas do sistema metroviário foram afetadas pelo problema porque o trecho em que as equipes técnicas estão atuando para solucionar o problema é utilizado para a passagem de trens do pátio do Recife para a Linha Sul, atingindo essa linha também.
O problema não afetou a Linha Diesel, que é operada por trens VLT, que são os Veículos Leves sobre Trilhos, e divide-se entre os ramais Curado e Cajueiro Seco, indo até o município do Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife.
A CBTU informou que o Grande Recife Consórcio de Transporte foi contatado para reforçar as linhas de ônibus para a população. Em nota, o consórcio declarou que foi avisado pela CBTU, por volta das 5h, sobre o não funcionamento do metrô.
"Imediatamente, foi colocado em ação um plano emergencial de operação de linhas especiais", disse o consórcio, no texto. De acordo com o Grande Recife, algumas das linhas que receberam reforço foram as seguintes:
Cajueiro Seco/Aeroporto
Camaragibe/TIP
Camaragibe/Centro
Jaboatão/Barro
Joana Bezerra/Afogados/Barro