NO AR

Super Manhã Maranata

Com Ibineias Junior

Brasil

Com aceleração da ômicron, número de mortes registradas por Covid sai de 8 para 23 em três dias, diz governo

Dados foram divulgados nesta quinta (3) pelo governo de Pernambuco. Procura por leitos de UTI cresceu 18% em uma semana. Medidas de restrição para conter disseminação da doença estão em avaliação.

Publicada em 04/02/22 às 10:13h - 193 visualizações

por Rádio Maranata FM


Compartilhe
 

Link da Notícia:

O secretário de Saúde, André Longo, e a superintendente de imuizações, Ana Catarina de Melo  (Foto: Heudes Regis/SEI)

A aceleração da variante ômicron em Pernambuco provocou o aumento do numero de mortes registradas de pacientes com Covid-19, em três dias. Segundo o governo do estado, a quantidade de óbitos notificados passou de oito, na segunda (31), para 16, na terça (1º), e chegou a 23, na quarta (2) (veja vídeo acima).

Com a nova variante, também aumentou em 18% a procura procura por leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em uma semana. Segundo o governo, na quarta (2), havia 1.006 vagas disponíveis e 88% dos leitos estavam ocupados.

Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (3) pelo governo de Pernambuco, que vai avaliar na segunda-feira (7) se irá adotar novas restrições. Até o dia 15 de fevereiro, está em vigor um protocolo que permite a realização de eventos com até 3 mil pessoas.

De acordo com o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, a Central de Regulação de Leitos de Pernambuco registrou, na quarta semana epidemiológica, de 23 a 29 de janeiro, 650 pedidos por vagas de UTI.

"A variante ômicron continua em aceleração e já começamos a sentir seu impacto na busca por leitos, com o crescimento de 18% em uma semana. Quando fazemos uma análise de 15 dias, no entanto, ainda há uma redução de 4%", observou.


Na quarta semana epidemiológica, também foram confirmadas para Covid 51 mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), enquanto na terceira semana, de 16 a 22 de janeiro, tinham sido confirmados 22 óbitos deste tipo.

"Também começamos a notar de forma mais intensa, especialmente nos últimos três dias, o aumento nos registros de óbitos", afirmou André Longo.

O secretário também disse que a positividade de Covid-19 em casos de Srag saiu de 20% na semana passada para 36% nesta semana epidemiológica. Os dados mostram, ainda uma desaceleração dos casos da influenza H3N2.

"Foram 842 notificações, uma redução de 15%, em uma semana e 28%, em 15 dias. A positividade geral para a influenza já atingiu patamares de 60%, no final do ano passado e início desse ano, e está agora a 2,6%", detalhou.


Novas vacinas


O governo de Pernambuco também anunciou que vai receber mais 300 mil doses da Janssen, na madrugada do sábado (5).

O imunizante será para aplicar como dose de reforço, mas também pode ser usado como primeira e segunda dose de quem ainda não tomou nada.

A Superintendente de Imunizações de Pernambuco, Ana Catarina de Melo, explicou que, além das doses da Janssen que serão repassadas pelo Ministério da Saúde, os municípios podem usar a vacina da AstraZeneca como terceira dose caso acabem os imunizantes da Pfizer.

"A recomendação do comitê é que, preferencialmente, se faça dose de reforço com a vacina da Pfizer, mas que, se não tiver a vacina da Pfizer, pode sim ser utilizada a vacina da Janssen ou a vacina da AstraZeneca. A gente está tendo uma grande procura por reforço, então a demanda dos municípios para utilização das doses aumentou muito nesse último mês, principalmente nas últimas semanas", disse.

As novas doses, segundo Ana Catarina, devem ser distribuídas aos municípios no mesmo dia. "O município que encerrou o estoque de Pfizer pode sim utilizar a vacina da Janssen para dose de reforço. Também pode ser usada como primeira dose de pessoas que estão iniciando o esquema", disse.


O secretário André Longo também se pronunciou a respeito das recomendações do Comitê Científico do Consórcio Nordeste para frear a disseminação da Covid-19.

Entre as medidas solicitadas estão o cancelamento dos feriados de carnaval, proibição de festas particulares e shows de qualquer natureza que possam gerar aglomerações.

Em Pernambuco, o Ministério Público (MPPE), o Conselho Regional de Medicina (Cremepe) e o Sindicato dos Médicos (Simepe) já tinham recomendado ao governo que evitasse festas e aglomerações.

O gestor disse que "Pernambuco tem medidas restritivas em vigor, mas que, infelizmente têm tido descumpridas".

Ele apontou "casos emblemáticos", que viralizaram nas redes sociais, como os da festa do Clube Português e de aglomeração no Sítio Histórico de Olinda, no Grande Recife. "Os eventos controlados têm um menor risco, caso as regras sejam cumpridas", afirmou.


Importância da vacina


André Longo voltou a valar sobre a importância da vacinação contra a Covid-19. Ele lembrou que, em janeiro de 2021, quando a vacinação tinha sido iniciada e tinha apenas 1,3% da população vacinada com uma dose, a taxa de mortalidade em Pernambuco era 8,33 óbitos por 100 mil habitantes.

"Em janeiro deste ano, quando o percentual de vacinados com ao menos duas doses ou em dose única já estava acima de 70%, e já tínhamos praticamente um quarto da população elegível com dose de reforço, a taxa de mortalidade está em 0,81. Uma queda de 90% e PE continua mantendo uma das menores taxas de mortalidade de Covid-19 no Brasil neste ano de 2022", apontou.

O secretário de Saúde reforçou que, para interromper o aumento das mortes, não há nenhuma outra solução que não seja a vacinação com todas as doses que estejam a disposição. "Vacina sim, cuidado sempre", concluiu.

Fonte; G1 PE



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








LIGUE E PARTICIPE

(81) 98767-1039

Copyright (c) 2025 - Rádio Maranata FM
Converse conosco pelo Whatsapp!