Nesta terça, as ações de vacinação itinerante ocorrem nos bairros de São José, na área central, Nova Descoberta, Arruda e Campina do Barreto, na Zona Norte, Ibura, na Zona Sul, além de Roda de Fogo, nos Torrões, na Zona Oeste (veja os endereços abaixo).
A vacinação itinerante começa às 8h e segue até o meio-dia. Os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde procuram moradores que estão dentro do perfil para receber a primeira dose da vacina ou ainda aqueles que estão no prazo para segunda dose, em atraso ou que já podem receber a dose de reforço.
A administração municipal alerta que na quarta, por causa do feriado, não haverá vacinação nas comunidades. A ação começou em agosto e já aplicou 38 mil doses dos imunizantes em 121 localidades.
Para tomar a vacina, os moradores devem apresentar documento de identidade com foto, comprovante de residência.
Aqueles que não tiverem comprovante de residência ou de domicílio eleitoral, poderão utilizar uma autodeclaração de residência, que foi elaborada especificamente para esta ação.
Nesta terça, também é dia do “caro da vacina”. Os veículos da prefeitura vão circular na Comunidade do Papelão, em São José, na área central da cidade, por trás da Estação Central do Metrô. Também haverá atividades na comunidade Roda de Fogo, na Avenida Bicentenário, s/n, Torrões, perto do terminal de ônibus.
Os veículos vão passar pelas comunidades entre 9h e 16h. Pode ser imunizadas pessoas que estão no prazo para segunda dose, em atraso ou que já podem receber a dose de reforço.
Para tomar a vacina, as pessoas devem apresentar documento de identidade com foto, comprovante de residência. Aqueles que não tiverem comprovante de residência ou de domicílio eleitoral, poderão utilizar uma autodeclaração de residência, que foi elaborada especificamente para esta ação.
Desde o dia 20 de novembro, mais de 10 mil pessoas foram imunizadas contra a Covid-19 durante a ação dos “carros da vacina”.
Também nesta terça, a prefeitura leva para as comunidades testagem gratuita para detectar Covid. Os serviços serão prestados em áreas de grande circulação de pessoas. Não haverá testagem na quarta (8), por causa do feriado de Nossa Senhora da Conceição.
Em cada local, serão realizados até 200 testes. Caso sejam identificadas pessoas com sintomas respiratórios e o teste de antígeno der negativo, os profissionais agendam, por meio do Atende em Casa, a realização do RT-PCR, teste padrão ouro para detecção do vírus ativo.
Durante a ação, também são feitas abordagens educativas sobre a importância da vacina contra a Covid-19. Quem não tiver recebido nenhuma dose ou não tiver completado o esquema vacinal poderá agendar, pelo Conecta Recife, para tomar o imunizante.
Desde o início das ações, 21.449 testes foram aplicados, com índice de positividade de 4,3% do total de pessoas examinadas.
Os casos positivos estão sendo cadastrados no Atende em Casa para telemonitoramento e identificação dos contatos da pessoa infectada.
Fonte: g1