No dia 17 de julho, a prefeitura informou que o prazo para aplicação da segunda dose da AstraZeneca seria ampliado. A administração alegou que todas as doses do imunizante enviadas pelo Ministério da Saúde tinham sido agendadas. Assim, intervalo para marcação deixou de ser de 60 dias e passou para o período entre 85 e 90 dias.
O anúncio do novo prazo de aplicação da segunda dose de AstraZeneca foi feito pelo prefeito João Campos (PSB), nesta terça (27). O gestor destacou que isso foi possível por causa da chegada de novas doses do imunizante.
fonte: g1
Pernambuco recebeu, na manhã desta terça (27), 43 mil vacinas de AstraZeneca. No dia 20 de julho, o estado foi contemplado com 206,5 mil novas doses de vacinas da AstraZeneca.
“Com a chegada de novas doses a Pernambuco, esta semana, e a grande maioria sendo de Astrazeneca para a segunda dose, a gente vai antecipar mais uma vez a marcação da segunda dose de Astrazeneca para 60 dias", destacou.
Atualmente, cerca de 61 mil pessoas estão aptas para antecipar a segunda dose. Quem estiver dentro do prazo vai receber uma mensagem de texto ou e-mail com alerta para agendar a dose. No dia escolhido para a vacinação, é necessário apresentar o cartão de vacina.
A antecipação do prazo de 90 para 60 dias foi aprovada pela Comissão Intergestores Bipartite Estadual de Pernambuco (CIB/PE).
De acordo com a Fiocruz, que produz a vacina Astrazeneca no Brasil, a segunda dose do imunizante pode ser administrada em um intervalo de quatro a 12 semanas (entre 30 e 90 dias) após a primeira dose.