A Secretaria de Saúde de Pernambuco afirmou que o déficit é de 126 mil doses de CoronaVac em todo o estado e a orientação dada, na segunda (26), foi para os municípios que ainda tinham estoques do imunizante do Butatan priorizassem a conclusão do esquema vacinal. A prefeitura do Recife não informou quantas pessoas deveriam ser imunizadas nesse período.
Em nota, a prefeitura apontou que o Ministério da Saúde tinha garantido que "os novos envios do imunizante seriam constantes, o que não ocorreu e provocou a escassez da Coronavac para segunda dose".
Com isso, quem iria tomar a segunda dose de CoronaVac na quinta-feira (29) deve ser reagendado automaticamente, através do Conecta Recife, para o dia 10 de abril. Os que estavam agendados para a sexta-feira (30), para o dia 11 - e assim sucessivamente, segundo a secretária.
“Essa marcação será automática para o mesmo local e o mesmo horário. A gente reforça que não há a necessidade das pessoas que iriam tomar a segunda dose da Coronavac nestes dias procurarem os centros de vacinação. Isto será feito automaticamente”, reafirmou Luciana Albuquerque.
As pessoas agendadas devem ser informadas por mensagem no celular, WhatsApp e no e-mail cadastrados no aplicativo ou pelo site, afirmou a prefeitura. A capita reforçou que a segunda dose deve ser aplicada independente da data da aplicação da primeira.
questionado para saber se acabou o estoque de doses de CoronaVac no município. A prefeitura informou, por meio da assessoria, que resta apenas estoque da vacina da AstraZeneca/Oxford.
A Secretaria de Saúde afirmou que a vacinação com o imunizante AstraZeneca segue normalmente, com 1ª e 2ª doses sendo aplicadas. A partir das 18h desta quarta (28), a capital abre o agendamento para trabalhadores da educação com idades a partir de 40 anos serem imunizados contra Covid.