Perpétua mora no Ibura, na Zona Sul do Recife, e trabalha há 30 anos no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), no Centro, sendo 25 anos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Mesmo atuando na linha de frente, ela não foi infectada.
Depois de ser imunizada, ela disse recebeu do chefe da UTI do Hospital Oswaldo Cruz o convite para ser a primeira contemplada pela vacina.
"Foi uma mistura de alívio e felicidade. Missão cumprida, representando todo mundo da área de saúde".
Ainda na solenidade, Perpétua aconselhou que todos tomem a vacina. "Vai dar tudo certo. As pessoas devem se sensibilizar. É um passo para agente se libertar dessa prisão", declarou.
O hospital onde a primeira pessoa imunizada de Pernambuco trabalha é referência para o tratamento de doenças infectocontagiosas e recebeu os primeiros casos suspeitos e confirmados da doença no estado.
A vacinação, simbólica, ocorreu no auditório do Huoc e foi transmitida pela internet. Participaram da solenidade o governador Paulo Câmara (PSB), a vice-governadora Luciana Santos (PCdoB), além do secretário de saúde, André Longo.
Colegas de Perpétua não puderam entrar no local, para não causar aglomerações. No entanto, elas passaram em frente ao auditório para prestigiar a amiga.